sexta-feira, 4 de março de 2016

Porto Alegre-RS


Adorei esta cidade, um clima gostoso e de um por do sol lindo.
O acesso do aeroporto até o hotel onde fui me hospedar, foi tranquilo e fácil.
( Me hospedei no Hotel Ibis Styles )
Fiz o trajeto do aeroporto com a linha do aeromóvel até  a estação aeroporto e em seguida de trem  até a estação rodoviária, da rodoviária até o hotel são duas quadras. É próximo mas no caminho não aconselho ficar dando mole a pé.


A primeira linha da tecnologia aeromóvel em operação comercial no Brasil - aberta ao público em 10 de agosto de 2013 e funcionando com cobrança de passagem desde 7 de maio de 2014 - , interliga a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, funcionando no mesmo horário dos trens (todos os dias, das 5h às 23h20). 





HISTÓRIA DE PORTO ALEGRE

 A cidade de Porto Alegre tem como data oficial de fundação 26 de março de 1772, com a criação da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, um ano depois alterada para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. O povoamento, contudo, começou em 1752, com a chegada de 60 casais portugueses açorianos trazidos por meio do Tratado de Madri para se instalarem nas Missões, região do Noroeste do Estado que estava sendo entregue ao governo português em troca da Colônia de Sacramento, nas margens do Rio da Prata. A demarcação dessas terras demorou e os açorianos permaneceram no então chamado Porto de Viamão, primeira denominação de Porto Alegre.
Em 24 de julho de 1773, Porto Alegre se tornou a capital da capitania, com a instalação oficial do governo de José Marcelino de Figueiredo. A partir de 1824, passou a receber imigrantes de todo o mundo, em particular alemães, italianos, espanhois, africanos, poloneses, judeus e libaneses. Este mosaico de múltiplas expressões, variadas faces e origens étnicas, religiosas e linguísticas, faz de Porto Alegre, hoje com quase 1,5 milhão de habitantes, uma cidade cosmopolita e multicultural, uma demonstração bem sucedida de diversidade e pluralidade.
Foi a ferro e fogo que Porto Alegre construiu a sua história. A capital do Rio Grande do Sul é também a capital dos Pampas, como é conhecida a região de fauna e flora características formada por extensas planícies que dominam a paisagem do Sul do Brasil e parte da Argentina e do  Uruguai. É nessa região que nasceu o gaúcho, figura histórica, dotada de bravura e espírito guerreiro, resultado de lendárias batalhas e revoltas por disputas de fronteiras entre os Reinos de Portugal e Espanha, a partir do século XVI.
As revoltas se sucederam, mas foi o século XIX que marcou o seu povo, após uma longa guerra por independência contra o Império Português. A chamada Guerra dos Farrapos se iniciou com um enfrentamento ocorrido na própria capital, nas proximidades da atual ponte da Azenha, no dia 20 de setembro de 1835. Mesmo sufocado, foi este conflito que gravou na história o mito do gaúcho e é até hoje cantado em hino, comemorada em desfiles anuais e homenageada com nomes de ruas e parques.
Com o fim da Guerra dos Farrapos, a cidade retomou seu desenvolvimento e passa por uma forte reestruturação urbana nas últimas décadas do século XVIII, movida principalmente pelo rápido crescimento das atividades portuárias e dos estaleiros. O desenvolvimento foi contínuo ao longo do tempo e a cidade se manteve no centro dos acontecimentos culturais, políticos e sociais do país como terra de grandes escritores, intelectuais, artistas, políticos e acontecimentos que marcaram a história do Brasil.

Para quem vai ficar uns dias na cidade e quer fazer um tour , ai vai esta dica:


Linha Turismo 
Funciona de terça a domingo
O city tour Linha Turismo oferece uma maneira especial para se descobrir e conhecer Porto Alegre. Ao embarcar nos ônibus de 4 metros de altura, com o segundo andar aberto, o turista tem a oportunidade de ver a cidade de outro ângulo e de ficar por dentro de informações históricas e curiosas sobre personagens, ruas, bairros, praças, monumentos e atrativos dos roteiros oferecidos.
É possível passear pela cidade em dois roteiros diferentes. No city tour Centro Histórico o foco são os atrativos históricos, arquitetônicos e culturais da região mais central, onde a cidade nasceu. Entre os destaques são a Praça da Matriz, a Usina do Gasômetro, às margens do lago Guaíba, e o Parque da Redenção. Este roteiro permite que o passageiro embarque e desembarque em cinco pontos do trajeto para conhecer em mais detalhes os lugares e serviços dos bairros percorridos. 
O city tour Zona Sul é um trajeto sem paradas, e as principais atrações são as paisagens naturais da cidade. Os destaques neste passeio são a praia de Ipanema, algumas propriedades da rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre e o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, que do alto do Morro da Pedra Redonda permite uma vista de 360° da cidade.
 
Informações: (51) 0800.517686 ou (51) 3289.0176
Para informações mais completas acesse: http://www.portoalegre.travel/site/linha_turismo.php


Parque Farropilha

 Achei bem interessante para caminhar e curtir uma tarde.
Geralmente os gaucho adora ir para esse parque para tomar chimarrão as sombras da lindas árvores.
Próximo deste parque tem uma feira com artesanato local, para quem gosta, vale conhecer.




Para quem vai a Porto Alegre não pode deixar de ir ver o por do Sol do Gasômetro


Fotos da Viagem











OS 10 PONTOS TURÍSTICOS INDICADOS PELO TRIPADVISOR


Para informações turísticas acesse: http://www.portoalegre.rs.gov.br/turismo
informações : ( 0800 51 7686 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário