terça-feira, 28 de junho de 2016

Belém-PA


Conheça Belém do Pará, uma cidade que tem uma culinária local rica em sabores e uma região encantadora.


Passar por Belém, foi encantador.

Escolhi ficar no hotel Ibis que fica próximo ao aeroporto, e fui recebido pela Couchsurf Jazz (Jéssica), uma pessoa boníssima que me apresentou a cidade. Como iriamos passar a maior parte do tempo juntos visitando pontos turísticos , ela me convidou 

Foto:( Jazz, Eu e Karla)

 para hospedar na casa dela pelo CouchSurf.
Minha estada foi rápida, porem aproveitamos cada momento.

De início ela me apresentou a Estação das Docas, um lugar apaixonante para passar o fim da tarde e aproveitar as atrações locais.


A Estação 

Em 2000, o antigo porto fluvial em Belém deu lugar a um dos espaços mais representativos do Pará: a Estação das Docas. O complexo turístico é referência nacional, por oferecer, em um só lugar, opções de gastronomia, moda, lazer e eventos, com conforto e segurança. À beira da baia do Guajará, 500 metros de extensão voltados para orla comportam três armazéns, distribuídos em 32 mil metros quadrados, e um terminal para embarque e desembarque de passageiros. O armazém 1 foi batizado como Boulevard das Artes – oferta vários produtos como biojoias, roupas e artesanato regional. O armazém 2, é nomeado Boulevard da Gastronomia. E o armazém 3, como Boulevard de Feiras e Exposições. Além disso, o complexo turístico dispõe do Teatro Maria Sylvia Nunes e do Anfiteatro São Pedro Nolasaco. 

Fonte:http://www.estacaodasdocas.com.br/institucional/sobre/#sthash.F9sikGTA.dpuf

Na estação me joguei para experimentar tudo que podia, pois o tempo era pouco para ver e conhecer tanta coisa gostosa.


TACACÁ

Tacacá uma receita original da região  Amazonas, Acre, Roraima, Amapá, Rondônia e Pará, não sei explicar a sensação que foi comer 
o Tacacá, só sei que é muito bom, as folhas de jambu da um toque exótico (Erva amazônica que provoca um tipo de formigamento nos lábios.)

Confira a receita se ficou com vontade de experimentar:


CAIRU SORVETERIA
( Conheça a história)

Era uma vez um boteco na Travessa 14 de Março em Belém do Pará, onde seu Armando Laiun, incentivado pela sua esposa, Dona Ruth, passou a produzir picolés para diversificar a sua clientela. Assim nascia a Cairu a maior e melhor sorveteria do Norte do país. 
Passados 50 anos essa  tradicional sorveteria de Belém continua encantando a todos com os seus mais de 50 sabores feitos artesanalmente com as tradicionais frutas do Norte, com receitas a base de leite e sem gordura hidrogenada. 
Ano após ano a Cairu é eleita a melhor  sorveteria pela Veja Comer e Beber Belém e no ano de 2014 foi considerada o melhor sorvete do Brasil pelos internautas em pesquisa realizada pelo site UOL. 
Nossos sabores não passaram despercebido nem pelo New York Times que o considerou “um dos achados  de Belém”.

Conheça na Estação das Docas
Caminhando pela feira na estação das docas, Jazz me convidou a experimentar a cachaça de Jambu, uma iguaria do Pará,


CACHAÇA DE JAMBU

Conheça a Cachaça de Jambu,  sinta o sabor exótico desta bebida já no primeiro gole. Sinta o tremor e a dormência nos lábios e na língua.
(A marvada é forte kkk é só para quem gosta mesmo, mas vale a pena provar).


Amazon Beer Cervejaria Artesanal

A Cervejaria Amazon Beer é sucesso pela sua cerveja artesanal e um cartão postal na Estação das Docas. Eles fabricam 8 estilos de cervejas em tonéis de cobre.

Visite e conheça mais: Estação das docas
http://www.estacaodasdocas.com.br/

AmazonBeer
http://amazonbeer.com.br/site/



POINT DO AÇAÍ 
RESTAURANTE

Fui provar o peixe com açaí e me esbaldei, fiquei apaixonado pela comida kkk,
pela foto da para ver o quanto gostei


MANIÇOBA

Outro prato tipico da região que provei, mas não gostei tanto foi a 
 maniçoba que é um dos pratos da culinária brasileira, de origem indígena. O seu preparo é feito com as folhas da maniva/mandioca (Manihot esculenta Crantz) moídas e cozidas, por aproximadamente uma semana (para que se retire da planta o acido cianídrico, que é venenoso), acrescida de carne de porco, carne bovina e outros ingredientes defumados e salgados.

A maniçoba é servida acompanhada de arroz branco, farinha de mandioca e pimenta. Tradicionalmente, a maniçoba é um dos pratos principais nas festas de Círios no Estado do Pará, como o Círio de Nazaré..



(Vista para ver a feira Ver o Peso)

 FORTE DO CASTELO

O Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém, popularmente referido como Forte do Presépio, localiza-se sobre a baía do Guajará, na ponta de Maúri à margem direita da foz do rio Guamá, na cidade de Belém no Pará.
Constitui-se num dos mais procurados pontos turísticos da cidade, por sua localização privilegiada e seu sentido histórico. Integrante do complexo arquitetônico e religioso da cidade velha, a Feliz Lusitânia.
No dia da minha visita, o acesso estava livre para visitar, mas geralmente se paga um pequena taxa para a visita ao lado interno.


VER O PESO

O Mercado Ver-o-Peso fica na Avenida Boulevard Castilho Franca, no bairro da Cidade Velha, às margens da baía do Guajará.
Ponto turístico e cultural da cidade, é considerada a maior feira ao ar livre da América Latina. O mercado do ver-o-peso abastece a cidade com uma grande variedade de produtos alimentícios e ervas medicinais do interior paraense, fornecidos principalmente por via fluvial. Foi candidato a uma das 7 Maravilhas do Brasil. Inaugurado em 1901, é um dos mercados públicos mais antigos do Brasil.
Passando Por Ver o Peso, aproveitei para comprar minha rede, que usei na viagem de Belém a Santarém.

OUTRAS FOTOS




NA NOITE DE BELÉM


SIR BLACK BREW PUB

A noite Jazz, Karla e eu fomos ao Pub Black Brew, um pub com decoração com tema medieval, muito massa o lugar, som alto e muito chop para quem gosta.
Uma opção para a noite em Belém.



--==--

Depois do festival de comilança por Belém e passar momentos muito agradáveis com a Jazz, era
momento de partir para mais uma aventura, sentido a Santarém...

Acompanhem no próximo post - SANTARÉM-PA

-==-





domingo, 12 de junho de 2016

São Luis - MA


 São Luis é um destino onde se aprende mais sobre o Brasil, região rica em história  e cultura.

Antes de chegar a São Luis, estava na cidade de Barreirinhas, para chegar contratei uma Van, onde o valor saiu mais em conta e a van já deixa na porta do destino.
No meu caso a Van me levou direto para o Hotel em São Luís - MA e paguei R$ 50,00.

Para quem chega a São Luis com destino a Barreirinhas( Lençóis Maranhense ) também pode contratar esta Van, mas antes tem que se informar para saber em qual horário ele vai sair da cidade.

Tem duas vans, uma funciona no período da manhã e outra a tarde.
Entre em contato e saiba o melhor horário.

LEVATUR TRANSFER ( MANHÃ)
( 98 ) 992131779
( 98 ) 999694544
( 98 ) 32694008 FIXO

BR TUR TRANSFER
( 98 ) 32366056
( 98 ) 988966610



Em São Luis fiquei hospedado no hotel Ibis na Av dos Holandeses.
Para contratar tarifas promocionais reserve antecipado pelo site www.ibis.com 
e seja membro do programa de fidelidade Le Club.

Minha passagem foi rápida por São Luis, mas não deixei de visitar as praias e o centro histórico.

Em frente ao hotel tem um ponto de circular, onde fica fácil para embarcar para ir ao centro histórico da cidade e as praias.


Para ir a Praia da Ponta da Areia, basta pegar um circular descendo e pedir para parar próximo a Lanchonete Petis Caldos, onde pode aproveitar para almoçar com um bom preço.


Obs: Com exceção de alguns trechos da praia do Araçaji, nenhuma outra - Ponta d’Areia, Calhau, São Marcos e Olho d’Água - está em condições para banho. Em junho de 2009 as praias que estavam impróprias para o banho foram marcadas com placas de alerta, avisando os banhistas sobre a condição da qualidade da água em cada trecho
Mas vale a visita para um bom almoço, tomar uma cerveja e ver o por do sol.

(Praia Ponta da Areia)

Para ir a praia do Calhau basta pegar uma circular do outro lado da avenida dos Holandeses e pedir para deixar no ponto mais próximo a praia do calhau.



 ( Praia do Calhau)
Praia com grandes faixas de areia.

Obs: Neste praia se encontra quiosques mais estruturados. 

-==-

CONHEÇA AS PRAIAS

As praias são uns dos pontos turísticos mais procuradas pelos turistas que visitam a cidade. Destacam-se:

Praia Ponta d’Areia: é a mais visitada pela população e pelos turistas, devido ao fácil acesso. Encontra-se a apenas três quilômetros do centro da cidade.
Praia de São Marcos: destaca-se por suas fortes ondas, e é bastante procurada por surfistas.
Praia do Calhau: é uma das praias mais conhecidas da capital maranhense. Apresenta ondas fracas e dunas cobertas por vegetação.
Praia Olho d’Água: localiza-se a 13 quilômetros do centro da cidade. É cercada por dunas e vegetação rasteira.
Praia do Meio: localizada entre as praias de Olho d'Água e Araçaji, possui águas límpidas e próprias para prática de kitesurf.

-==-

Embarcando ainda no mesmo ponto de frente ao hotel ou nos pontos espalhados pela av. dos Holandeses peça para descer no terminal da praia grande, para acesso ao Centro histórico de São Luis.



(Secretária de Turismo)                       (Casa do Maranhão)

Quando chegar ao Centro histórico e tiver dúvidas do que visitar, passe na Secretaria do turismo que fica bem próximo ao lado de um estacionamento.
Caminhando próximo da secretária de turismo tem a CASA DO MARANHÃO, uma casa que reuni toda cultura e história da cidade.

Você pode conhecer a história do boi bumba e outras lendas que rege a cidade.    

Fotos










Lenda da cidade



Diz a lenda (a mais famosa entre os ludovicenses) que uma serpente encantada de proporção descomunal vive debaixo de São Luís. O gigantesco animal crescerá sem parar até o dia que sua cabeça e sua calda se encontrarem levando para o fundo do mar a Ilha, provocando seu completo desaparecimento.


A serpente, que já foi cantada pelos poetas e tomou forma pelos artistas plásticos, habitaria as galerias subterrâneas no centro da capital. A cauda do animal estaria na igreja de São Pantaleão, a barriga na igreja do Carmo e a cabeça na secular Fonte do Ribeirão. Os que já passaram por seus túneis dizem que é possível até ver, através da grade de uma das entradas da fonte, a cabeça do monstro, com seus terríveis olhos vermelhos, com boca aberta e uma língua muito comprida e vermelha saindo do meio dos dentes, como descreve Josué Montello em seu romance “Os degraus do paraíso”.


(Fonte do Ribeirão)

A Fonte do Ribeirão está situada num pequeno largo entre as ruas do Ribeirão, das Barrocas e dos Afogados, no Centro Histórico de São Luís e é considerada um dos pontos turísticos mais importantes da cidade.

-==-
Para ter mais informações de São Luis - MA acesse:
Tel: (98) 3212 6211