terça-feira, 28 de junho de 2016

Belém-PA


Conheça Belém do Pará, uma cidade que tem uma culinária local rica em sabores e uma região encantadora.


Passar por Belém, foi encantador.

Escolhi ficar no hotel Ibis que fica próximo ao aeroporto, e fui recebido pela Couchsurf Jazz (Jéssica), uma pessoa boníssima que me apresentou a cidade. Como iriamos passar a maior parte do tempo juntos visitando pontos turísticos , ela me convidou 

Foto:( Jazz, Eu e Karla)

 para hospedar na casa dela pelo CouchSurf.
Minha estada foi rápida, porem aproveitamos cada momento.

De início ela me apresentou a Estação das Docas, um lugar apaixonante para passar o fim da tarde e aproveitar as atrações locais.


A Estação 

Em 2000, o antigo porto fluvial em Belém deu lugar a um dos espaços mais representativos do Pará: a Estação das Docas. O complexo turístico é referência nacional, por oferecer, em um só lugar, opções de gastronomia, moda, lazer e eventos, com conforto e segurança. À beira da baia do Guajará, 500 metros de extensão voltados para orla comportam três armazéns, distribuídos em 32 mil metros quadrados, e um terminal para embarque e desembarque de passageiros. O armazém 1 foi batizado como Boulevard das Artes – oferta vários produtos como biojoias, roupas e artesanato regional. O armazém 2, é nomeado Boulevard da Gastronomia. E o armazém 3, como Boulevard de Feiras e Exposições. Além disso, o complexo turístico dispõe do Teatro Maria Sylvia Nunes e do Anfiteatro São Pedro Nolasaco. 

Fonte:http://www.estacaodasdocas.com.br/institucional/sobre/#sthash.F9sikGTA.dpuf

Na estação me joguei para experimentar tudo que podia, pois o tempo era pouco para ver e conhecer tanta coisa gostosa.


TACACÁ

Tacacá uma receita original da região  Amazonas, Acre, Roraima, Amapá, Rondônia e Pará, não sei explicar a sensação que foi comer 
o Tacacá, só sei que é muito bom, as folhas de jambu da um toque exótico (Erva amazônica que provoca um tipo de formigamento nos lábios.)

Confira a receita se ficou com vontade de experimentar:


CAIRU SORVETERIA
( Conheça a história)

Era uma vez um boteco na Travessa 14 de Março em Belém do Pará, onde seu Armando Laiun, incentivado pela sua esposa, Dona Ruth, passou a produzir picolés para diversificar a sua clientela. Assim nascia a Cairu a maior e melhor sorveteria do Norte do país. 
Passados 50 anos essa  tradicional sorveteria de Belém continua encantando a todos com os seus mais de 50 sabores feitos artesanalmente com as tradicionais frutas do Norte, com receitas a base de leite e sem gordura hidrogenada. 
Ano após ano a Cairu é eleita a melhor  sorveteria pela Veja Comer e Beber Belém e no ano de 2014 foi considerada o melhor sorvete do Brasil pelos internautas em pesquisa realizada pelo site UOL. 
Nossos sabores não passaram despercebido nem pelo New York Times que o considerou “um dos achados  de Belém”.

Conheça na Estação das Docas
Caminhando pela feira na estação das docas, Jazz me convidou a experimentar a cachaça de Jambu, uma iguaria do Pará,


CACHAÇA DE JAMBU

Conheça a Cachaça de Jambu,  sinta o sabor exótico desta bebida já no primeiro gole. Sinta o tremor e a dormência nos lábios e na língua.
(A marvada é forte kkk é só para quem gosta mesmo, mas vale a pena provar).


Amazon Beer Cervejaria Artesanal

A Cervejaria Amazon Beer é sucesso pela sua cerveja artesanal e um cartão postal na Estação das Docas. Eles fabricam 8 estilos de cervejas em tonéis de cobre.

Visite e conheça mais: Estação das docas
http://www.estacaodasdocas.com.br/

AmazonBeer
http://amazonbeer.com.br/site/



POINT DO AÇAÍ 
RESTAURANTE

Fui provar o peixe com açaí e me esbaldei, fiquei apaixonado pela comida kkk,
pela foto da para ver o quanto gostei


MANIÇOBA

Outro prato tipico da região que provei, mas não gostei tanto foi a 
 maniçoba que é um dos pratos da culinária brasileira, de origem indígena. O seu preparo é feito com as folhas da maniva/mandioca (Manihot esculenta Crantz) moídas e cozidas, por aproximadamente uma semana (para que se retire da planta o acido cianídrico, que é venenoso), acrescida de carne de porco, carne bovina e outros ingredientes defumados e salgados.

A maniçoba é servida acompanhada de arroz branco, farinha de mandioca e pimenta. Tradicionalmente, a maniçoba é um dos pratos principais nas festas de Círios no Estado do Pará, como o Círio de Nazaré..



(Vista para ver a feira Ver o Peso)

 FORTE DO CASTELO

O Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém, popularmente referido como Forte do Presépio, localiza-se sobre a baía do Guajará, na ponta de Maúri à margem direita da foz do rio Guamá, na cidade de Belém no Pará.
Constitui-se num dos mais procurados pontos turísticos da cidade, por sua localização privilegiada e seu sentido histórico. Integrante do complexo arquitetônico e religioso da cidade velha, a Feliz Lusitânia.
No dia da minha visita, o acesso estava livre para visitar, mas geralmente se paga um pequena taxa para a visita ao lado interno.


VER O PESO

O Mercado Ver-o-Peso fica na Avenida Boulevard Castilho Franca, no bairro da Cidade Velha, às margens da baía do Guajará.
Ponto turístico e cultural da cidade, é considerada a maior feira ao ar livre da América Latina. O mercado do ver-o-peso abastece a cidade com uma grande variedade de produtos alimentícios e ervas medicinais do interior paraense, fornecidos principalmente por via fluvial. Foi candidato a uma das 7 Maravilhas do Brasil. Inaugurado em 1901, é um dos mercados públicos mais antigos do Brasil.
Passando Por Ver o Peso, aproveitei para comprar minha rede, que usei na viagem de Belém a Santarém.

OUTRAS FOTOS




NA NOITE DE BELÉM


SIR BLACK BREW PUB

A noite Jazz, Karla e eu fomos ao Pub Black Brew, um pub com decoração com tema medieval, muito massa o lugar, som alto e muito chop para quem gosta.
Uma opção para a noite em Belém.



--==--

Depois do festival de comilança por Belém e passar momentos muito agradáveis com a Jazz, era
momento de partir para mais uma aventura, sentido a Santarém...

Acompanhem no próximo post - SANTARÉM-PA

-==-





Nenhum comentário:

Postar um comentário